Plano de Trabalho 2011.

 I – Justificativa

          O município de Urânia (SP) é de pequeno porte, mas apresenta as peculiaridades dos problemas sociais vigentes na maioria das cidades do interior.

         A maioria das famílias possui condições sócio econômicas bastantes precárias. Nas famílias a ausência da mãe ou de alguém responsável pelas crianças e adolescentes durante o dia é muito comum, pois todos que possuem força de trabalho precisam contribuir para aumentar a renda familiar. Esta realidade tem ocasionado a presença de um significativo numero de crianças e adolescentes nas ruas durante o período diverso ao escolar.

         Das ocorrências atendidas pelo Conselho Tutelar sobressaem os casos de evasão escolar, atos infracionais como furtos, práticas e ameaças de agressão, uso de drogas, problemas de relacionamento familiar, maus tratos e negligência dos pais e responsáveis.

         A falta de melhores perspectivas de futuro e condições de sobrevivência, causam vários conflitos e problemas pessoais e familiares gerando uma alta demanda para o CRAS.

         As crianças e adolescentes tem os seus direitos garantidos em lei, porém na sua realidade são desprovidos de condições que garantem o seu desenvolvimento pleno e saudável. Esse paradoxo exige que as políticas de assistência no município sejam eficazes para garantia dos meninos sociais, principalmente no que concerne a assistência a criança e ao adolescente, indivíduos em formação desenvolvimento e que precisam obter prioridade no atendimento.

         Isto requer ações concretas que integre os poderes públicos, as parcerias com instituições, associações, entidades, a família e a comunidade com proposto de garantir e praticar o direito de cidadania das crianças e dos adolescentes.

         Requer condições de oportunidades e meios para que estas crianças e adolescentes tenham ampliado, as oportunidades de desenvolvimento e de suas potencialidades, com acesso a bens, serviços, participação em grupos de lazer e cultura, perspectivas de uma formação condigna de cidadãos.

         Pela contingência da população alvo, considera-se exequível uma proposta de trabalho que contemple ações de atendimento a grupos de crianças e adolescentes vulneráveis a iniciação sexual precoce, promiscuidade, prostituição, comercio e uso de drogas, pois a qualidade das relações e vínculos familiares aliados a ausência de responsáveis por estes jovens durante todo o dia os predispõem no período diverso ao escolar, as situações de eminentes riscos pessoal e social.

         O oferecimento de um reforço alimentar também se faz necessário, pois para muitas destas crianças e adolescentes a alimentação é deficitária devido à situação de pobreza de suas famílias.

         As crianças e adolescentes além de fazerem atividades de recreação lúdicas, ocupacionais e recreativas estão sendo encaminhadas para desenvolver suas potencialidades, no qual criará o alicerce para formação condigna de futuros cidadãos e melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes e familiares reforçando seus laços familiares.

 

II – Objetivos Gerais

 ·      Atender crianças de 07 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade a prostituição, comércio de drogas, déficit de aprendizagem escolar, com ações de proteção.

·      Oferecer apoio sócio familiar aos pais ou responsáveis do publico alvo, visando promover relações intrafamiliares saudáveis ao desenvolvimento e a formação destes, desenvolvendo seu potencial através do esporte, cultura e lazer com intuito de descobrir novos talentos.

·      Desenvolver ações sócio educativas no período complementar ao da escola, visando seu pleno desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania.

 

III – Objetivos Específicos

 ·       Reduzir o número de crianças e adolescentes com excesso de tempo nas ruas. E incentivar a prática de esportes e resgate a cultura local.

·        Implementar as atividades ocupacionais, recreativas e as ações sócio educativas, para as crianças e adolescentes, e criar ações visando promover o bem estar e a qualidade de vida das crianças, adolescentes e seus familiares.

·        Criar oportunidades para inserir essas crianças, adolescentes (futuramente) e seus familiares no mercado de trabalho, visando promover seu potencial, auto estima, senso de responsabilidade e estilo de vida saudável.

 

IV – Características da População a ser atendida:

 

Segmento: Crianças/Adolescentes

Faixa Etária: 07 a 17 anos

Atendimento: Cada período 2 turma: idade de 10 a 13 anos e 14 a 17 anos.

Regime: Semi-aberto

Sexo: Feminino e masculino

Capacidade: 100

Lotação média mensal: 60 a 70

 

V– Operacionalização

          As ações especificas ao grupo de crianças e adolescentes, articulação entre os núcleos de atuação básica especificas dos módulos de atividades diversas, diariamente de segunda a sexta – feira, por um período de 3 horas e 30 minutos, no horário posterior ou anterior ao escolar.

  

XIII – Fases de Execução

Cronograma das Atividades

 

 

Atividades Desenvolvidas com Crianças/Adolescentes

Carga horária

Freqüência na semana

Oficina Ocupacional:

Qualificação para trabalho

 

·      Culinária em geral.

·      Horta educativa

·      Corte e Costura.

·      Mecânica.

·      Artesanato em gesso, madeira, biscuit, sementes, bambu, tecido, vagonite, ponto cruz, oitim, bordados em chinelos, colar de viés, pintura, materiais recicláveis (flores, garrafa pet)

 

 

 

 

 

3h/aulas

Semanal

por turma

 

 

 

 

2ª feira

Oficina Cultural, esportiva e recreativa:

 

·      Música: Canto e coral, notação musical, instrumentação, flauta-doce, teclado, sopro, violão, violino, percussão, fanfarra.

·      Natação, nado sincronizado, hidroginástica.

·      Educação Física: futebol, vôlei, basquete,

tênis de campo e mesa, atletismo, handebol e outras modalidades.

·      Dança moderna, clássica e contemporânea.

·      Teatro – jogos dramáticos, observação, atenção e peça teatral.

·      Capoeira.

·      Artes Plásticas.

·      Grafite.

·      Hora de Estudos.

·      Língua Estrangeira e Moderna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17 h/aulas

Semanal

por turma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª a 6ª feiras

Ações e palestras sócio educativas:

 

·      Ações de apoio em parceria com as demais redes existentes no município saúde, educação, meio ambiente, agricultura e outras.

·      Palestras (a nível de prevenção).

·      DST/AIDS e outras.

 

 

 

 

Mensal

 

 

 

 

------

Reuniões:

 

Pais ou responsáveis.

 

Bimestral

 

------

Alimentação

(café manhã, almoço, lanche)

30 minutos

2ª a 6ª feiras

Lazer

Excursões, campeonatos, passeios ecológicos, acampamento, visita em locais culturais, datas comemorativas, eventos sociais com familiares e comunidade

 

 

Decorrer ao ano.

------

 

 

 

 

História do Projeto

                         O Projeto Sócio Educativo Sonho Meu existe a mais de 15 anos, a instalação do projeto teve ínicio no antigo Colégio Comercial, hoje funcionando o EMEIF Pinguinho de Gente. No ano de 1997 foi transferido para o Centro Comunitário sob a Coordenação de Madalena das Graças. Em 11 de junho de 2000, o prefeito Sr. Vitoreli Garcia com análise do CMDCA e CT foi transferido para o Centro de Lazer dos Trabalhadores de Urânia José Regatieri Botura, inaugurou o novo prédio chegou a serem matriculados quase 300 crianças de 07 a 12 anos de idade. Em 2001, nomeou a Coordenadora Eliana. No ano de 2006 com a instalação da Escola de Tempo Integral nas Escolas Estaduais do Estado de São Paulo, o atendimento do projeto recaiu precisando de uma mudança das idades dos atendimentos ficando entre as idades 11 a 15 anos.

                          Em 2009, Marcos Tanajura que atuou todos este anos como instrutor de música e teatro, foi nomeado a Coordenador do Projeto. Em 2010, com a nomeação da Coordenação Administrativa Madalena das Graças e Coordenador Pedagógico Adriano Osmar de Oliveira Roque realizou uma mudança radical, nos atendimentos as crianças e adolescentes, comunidade em geral, grade das oficinas, organização do projeto, professores capacitados para atuar nas oficinas corretas, inclusão digital, qualificação para trabalho, programa Ação Jovem,  parceria com a 1ª Dama do Município Marinete Saracuza, Prefeitura Municipal, Orgão Gestor, CRAS, voluntários, família e comunidade. Onde até a presente data obteve vários sucessos realizados dentro do Projeto Sócio Educativo Sonho Meu.

Horário das Oficinas

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.