Educação Física
1. Apresentação
A educação é um fenômeno próprio do ser humano. Nos dias atuais a função do professor não é apenas ensinar, repassar conteúdos e instruir, mas educar o aluno como pessoa humana, alguém que vai trabalhar num mundo tecnológico, mas povoado de sentimentos, dores, incertezas e inquietações. A escola existe para proporcionar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber e a igualdade, para construir relações humanas dignas entre diversas classes sociais. As ações complementares (oficinas sócias educativas) vêm ao encontro com essa nova perspectiva pedagógica da educação, como forma de oportunizar alunos e adolescentes em participarem de atividades extraclasses. Tem como intencionalidade o trabalho que considere o ser humano na sua totalidade, tornando assim, o projeto sonho meu um espaço atrativo, mais lúdico e que busca a efetivação do conhecimento através de diferentes atividades.
No desporto, são desenvolvidas atividades que permite ao aluno a tomada de consciência da imagem corporal e das próprias possibilidades, satisfaz a necessidade de movimentos e o desejo de se afirmar, além de propiciar o bom controle da agressividade. As atividades físicas desportivas entendidas como atividades naturais do movimento, jogo e confraternização, são elementos básicos para a educação das pessoas e possuem funções altamente pedagógicas que podem incidir no desenvolvimento harmônico do ser humano. Dentre as várias atividades propostas no projeto, a diversas modalidades na educação física se destaca unanimemente pelos alunos, devido à facilidade com se pode trabalhar os fundamentos, jogo, regras, necessitando de pouco material e até mesmo espaço pequeno. O jogo atinge a criança e adolescente de uma maneira peculiar, expondo seus desafios e obstáculos, no qual lhe permite uma conduta integral, capaz de permitir a vivência de elementos cognitivos e afetivos. A implementação da oficina surgiu com a necessidade de inserir crianças e adolescentes com risco de exposição a situações de vulnerabilidade social, proporcionando uma atividade extraclasse, considerando que os alunos não permanecessem nas ruas e arredores da escola. Atualmente, a oficina de desporto é desenvolvida para possibilitar aos alunos o relacionamento de forma social e afetiva com outras crianças, favorecer a permanência no âmbito escolar, resgatando a cidadania através a prática do esporte. São ações planejadas, acompanhadas e avaliadas mantendo perfeita sintonia com o projeto político pedagógico da unidade escolar. O retorno da Oficina foi simplesmente maior do que os resultados esperados, tanto na escola como nas atividades desenvolvidas no projeto. O ambiente escolar tornou-se mais atrativo, os alunos criaram o espírito de grupo e união, mobilizando a comunidade escolar e o bairro em prol do projeto. Fomentaram a prática do esporte com pais amigos e a comunidade e participam de eventos municipais, regionais e estaduais com grande desempenho.
Todos estes comportamentos enriqueceram o ser humano e contribuíram à sua formação global, favorecendo, entre outras, as seguintes habilidades.
As habilidades intelectuais:
A passagem das operações concretas ao pensamento hipotético-dedutivo, contribuindo ao desenvolvimento dos processos mentais de compreensão, análise e síntese.
As habilidades afetivo-sociais:
• A integração do individuo ao grupo ou ao meio;
• A necessidade orgânica e social de realizar exercícios físicos;
• O conhecimento de suas reais possibilidades e interesses;
• A criatividade; e, o autoconhecimento e sua independência;
As habilidades físico-motoras:
• A percepção do próprio corpo, do espaço e do tempo;
• A tomada de decisões e a resolução de problemas físicos; e,
• O domínio de habilidades e destrezas físicas.
Por tudo isso, valoriza-se muito positivamente a potencialidade educativa das atividades em todas as etapas da vida e especialmente na infância e adolescência, por se tratar de etapas mais plásticas e receptivas, que ajudam a configurar os comportamentos e estilos de vida adulta.
2. Objetivos
Objetivo Geral da Oficina:
Proporcionar aos alunos do Projeto Sonho Meu um espaço atrativo que favoreça a permanência dos mesmos no contexto educativo, criando um ambiente saudável para o convívio escolar e comunitário, resgatando a cidadania através da prática do esporte, de forma educativa e salutar, vivenciando seus aspectos técnicos, táticos e regras desse esporte.
Objetivos Específicos:
- Contribuir para o ingresso, regresso e permanência do aluno na escola;
- Reduzir a exposição de crianças e dos adolescentes a situações de vulnerabilidade social;
- Promover política de articulação social entre escola, família e a comunidade através da oficina do projeto.
- Buscar a integração dos alunos, sentimento de cooperação e união nas atividades sócio-educativas;
- Proporcionar um lazer salutar para crianças e adolescentes;
- Despertar o gosto pela pratica desportiva;
- Tornar o espaço do projeto um local que instigue a vontade de estudar por ser mais lúdico que proporcione efetivação do conhecimento;
- Dar ênfase em técnicas de salvamento individual e coletivo; o uso adequado de equipamentos e primeiros socorros para práticas na água;
3. Educação Física e Atividades Físicas
A diferença entre a educação física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física se refere ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas, para a apropriação e disseminação de hábitos higiênicos e de comportamentos saudáveis. Também para melhorar as condições sanitárias.
É interessante ter um programa associado de capacidade aeróbia, resistência localizada e flexibilidade, com a predominância dos fatores preconizados pelo cliente, mas não se esquecendo do equilíbrio entre as outras aptidões, que devem ser constantemente treinados para que permaneçam em níveis satisfatórios.
Em linhas gerais as atividades prescritas são:
Exercícios Aeróbios: Caminhada, corrida, ciclismo, natação, ...
Exercícios de Força ou Resistidos: Musculação, ginática localizada, hidroginática,...
Exercícios de Flexibilidade ou mobilidade: Alongamentos, exercícios de flexibilidade,…
5. Hidroginástica
Hidroginástica é um exercício aeróbico feito nas águas. A Hidroginástica melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de queimar muitas calorias – em média 400 calorias em 1 hora.
6. Vantagens da Hidroginástica.
1º - Menor impacto nas articulações;
2º Maior esforço nos movimentos;
3º Sensação de conforto causada pela água.
A Hidroginástica é indicada como atividade física, pura e simples, e também indicada para aqueles que dela realmente precisam incluindo os portadores de problemas de saúde, os mais diversos. As vantagens da prática da hidroginástica são inúmeras, desde que praticada com uma frequência regular.
Os cinco componentes do condicionamento físico, treináveis também na água são:
1 - Aeróbico: Melhora capacidade cárdio pulmonar
2 - Resistência: Aumenta a capacidade de permanecer mais tempo em atividade.
3 - Flexibilidade: Capacidade das articulações de se moverem normalmente.
4 - Força muscular: Aumenta a capacidade de força, para levantar e deslocar objetos.
5 - Composião Corporal: Relação entre massa magra e gordura.