Artes Visuais

  1. Introdução

Artes Visuais é uma oficinas cujo nome releva da noção de ofício, no sentido que lhe é conferido atualmente pelo operador plástico, enquanto agente de intervenção crítica que, mediante o conhecimento e a valorização do patrimônio, é capaz de agir, de modo integrado, na sociedade em que está inserido. No contexto da reforma curricular do ensino secundário, a  Oficina de Artes Visuais integra o plano de estudo do Projeto Sonho Meu. Deste modo, à Oficina de Artes compete abordar as áreas de expressão e concretização plásticas bi- e tridimensionais, associadas aos fenômenos da comunicação visual. Nesta perspectiva, a oficina propõe-se abrir espaço à experimentação e realização do projeto artístico, considerando as sugestões incluídas no desenvolvimento deste programa.

 

2. Apresentação do Programa

2.1. Finalidades

O programa de Oficina de Artes pretende proporcionar aos alunos a aquisição e o desenvolvimento de saberes no âmbito das artes visuais, através das seguintes finalidades:

 * Desenvolver a sensibilidade e a consciência crítica, mediante a mobilização do aluno para os conteúdos específicos das diferentes áreas das artes visuais.

* Fomentar a capacidade de manipulação sensível e técnica dos materiais, dos suportes e dos instrumentos, visando um melhor entendimento do espaço bidimensional e tridimensional em vários domínios da expressão plástica.

* Incentivar e desenvolver a criatividade, hábitos de pesquisa e métodos de trabalho experimental.

* Proporcionar aos alunos o acesso aos fundamentos e pressupostos científicos essenciais que determinam grande parte da fenomenologia das artes visuais, desde o ato criativo em si à perspectiva crítica e de intervenção no âmbito da comunidade.

2.2. Objetivos

* Desenvolver conhecimentos e competências já adquiridos em áreas afins, relacionando-os e adequando-os aos diversos modos de projetar.

* Entender os modos de projetar como parte integrante do processo artístico, relacionando a dinâmica das aprendizagens anteriores com as novas hipóteses expressivas.

* Conhecer as fases metodológicas do projeto artístico.

* Desenvolver competências nos domínios da representação bidimensional e tridimensional.

* Explorar técnicas de representação expressiva e rigorosa do espaço e das formas que o habitam.

* Desenvolver capacidades de trabalho em equipe, necessárias à consecução de projetos.

* O objetivo é proporcionar um espaço de experimentação onde o aluno possa conhecer várias técnicas como desenho, fotografia, escultura, instalação, xilogravura, encáustica, pintura e colagem, dentre outras e possa relacioná-las entre si, durante suas próprias criações, se deparando com efeitos únicos e surpreendentes.

Modelos de Técnicas de pinturas:

 

Grafite

             A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

            O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. 
            O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um
toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

            Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.


Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.

• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.

Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.

Tag: é assinatura de grafiteiro.

Toy: é o grafiteiro iniciante.

Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

 

Fonte: https://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm